segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

CHOCADEIRA SIMPLES - De ovos de galinha, codorna, pata, angola, faisão, cocá e outras aves - Incubadeira caseira feita de isopor, madeira ou papelão - Pequeno manual com instruções aplicáveis a qualquer chocadeira/incubadeira - Com controle manual de temperatura e umidade - Passo a passo com detalhamentos - Pequeno manual teórico-prático para a construção de uma Mini Chocadeira/Incubadeira - Faça Você Mesmo e ajude a reconstruir o planeta !!

Este texto tem por objetivo instruir sobre a construção de uma chocadeira simples, porém o seu maior mérito está nos procedimentos e conceitos relacionados, desde a preparação dos ovos a serem incubados até o nascimento dos pintainhos. Este pequeno manual também inaugura este blog AMBIENTE FAÇA VOCÊ MESMO, que tem por objetivo estimular a auto-produção, um princípio indispensável para a CONSTRUÇÃO DE UM PLANETA REALMENTE SUSTENTÁVEL.
Imitar a natureza não é fácil. Porém,....

Lembrando que fazer nascer pintinhos de maneira artificial e sem a ajuda de pelo menos um regulador automático de temperatura não é tarefa fácil. Porém, possível, caso se dedique atenção às instruções abaixo
                                                                                                                                      

MINI-CHOCADEIRA  DE  OVOS

Com controle manual de temperatura
(Aguarde a publicação do controlador automático e o manual de como criar os pintinhos)

Material de apoio à área rural, da Secretaria do Meio Ambiente de Lagoa Real – BA – Divisão de Agricultura Sustentável


CONSTRUA UMA CHOCADEIRA SIMPLES, PARA INCUBAR OVOS DE GALINHAS, COCÁS (angolas), PATAS, CODORNAS E OUTRAS AVES !!


Projeto : “Educando e apoiando economicamente as famílias da área rural”


OBJETIVOS : Você mesmo construir uma mini-chocadeira elétrica, com controle manual de temperatura, de umidade e de volteio dos ovos. Desta forma, em períodos de boa postura de ovos, você poderá, ao invés de vendê-los, transformá-los em pintinhos e aves adultas, aumentando os seus rendimentos !!

OBJETIVO COMPLEMENTAR : Antes de operar uma chocadeira com controle automático, ou um modelo de incubadeira industrial, treinar-se nas operações de controle manual da temperatura, a fim de executar esta operação quando o controlador automático der defeito. Além disto, este manual fornece orientações gerais sobre como conduzir adequadamente os processos de preparação dos ovos, os manejos para uma boa incubação e as formas e motivos das esterilizações, além de outras informações úteis.

ATENÇÃO : CUIDADO PARA NÃO ULTRAPASSAR A COTA DE 80 Kilowatts por mês, para não perder a sua categoria de conta social (bem mais barata).
O modelo proposto gasta, durante 21 dias (para ovos de galinha), o equivalente a 20 Kilowatts, se não for usado o economizador manual ilustrado neste texto. Mais uns 5 Kw/h para criar os pintinhos nos 9 primeiros dias, dará um total de, no máximo, 25 Kw/h por mês. O aquecimento da chocadeira é com uma lâmpada de 40 watts. Se o consumo de sua residência for inferior a 50 Kw/mês, então pode colocar esta chocadeira em operação que você não perderá a categoria de conta social. Lembrando, também, que o preço do Kw/hora é maior quando supera o mínimo de 30 Kw/mês. Consulte detalhes de preços com a sua fornecedora de energia elétrica.

Prefeitura Municipal de Lagoa Real – BA
Secretaria do Meio Ambiente – Divisão de Agricultura Sustentável
Autoria : Luiz Antonio Vieira Spinola - 2007

                                                                                                                                        

 1 - CONSTRUÇÃO :


Medidas :  Montar uma caixa de isopor ou de madeira nas seguintes medidas :
                   50 X 50 cm de base por 40 cm de altura : é quase um quadrado.
                   A espessura das placas tem que ser de no mínimo 15 mm para
                   madeira e de 20 para isopor. Materiais alternativos podem ser
                   utilizados, como caixas de papelão reforçado ou outros.         
                   

Detalhes :   1 - A tampa, que é o lado superior, fica solta, ou fixada por duas pequenas
                    dobradiças na lateral traseira.
                    2 - Em baixo, em cada um dos quatro lados, fazer dois furos da grossura de
                    um lápis. Os furos devem ficar eqüidistantes (bem ordenados), a 5                      
                    cm da base, e a 20 cm um do outro.
                    3 – Fazer quatro furos da grossura de um “dedão” na tampa superior,
                    eqüidistantes (as mesmas medidas em relação a cada canto e a 20 cm um
                    do outro).
                    OBS : Estes furos são para o ar entrar por baixo e sair por cima e
                    promoverem a ventilação. 
                                        
                                                                                              
 2 - Instalação do aquecedor com uma lâmpada de 40 Watts :

Primeiro, faça um furo fino bem no centro da tampa superior, por onde passará o fio da lâmpada. Cuide para que o furo faça com que o fio passe bem apertado, a fim de fazer a lâmpada subir ou descer com facilidade, e ficar na posição escolhida.
O fio deve ser do branco, tipo paralelo e flexível. Em uma ponta vai instalado o plugue para se ligar na tomada de força e, na outra, um soquete portátil para lâmpada. Lembre-se de comprar a lâmpada na voltagem correta : 110 ou 220 Volts e de  40 watts.


 3 - Preparação do fundo, ou “ninho” :

O “ninho”, dentro e embaixo da chocadeira, pode ser feito com pedras arredondadas ou outros materiais, de tal forma a ficar com um formato abaulado (côncavo, ou arredondado) e ter um diâmetro de 35 cm, incluindo as pedras ou outro material. Cobrir o ninho com um pano grosso. Todos estes materiais devem ser previamente esterilizados, deixando-os, antes de serem lavados, em uma solução de bastante sabão por no mínimo uma hora. Formol ou permanganato de potássio serão usados para esterilizar a chocadeira depois da primeira “chocada”, antes de colocar novos ovos.


 4 - Vasilhas com água para fornecer umidade :  

Quando a galinha, por exemplo, choca, dá um tipo de febre que a faz suar. Este suor é constantemente passado para os ovos. A natureza fez assim a fim de que os ovos não perdam líquidos internamente. Se eles se desidratarem, morrem, não nascem ou começam a bicar o ovo e não continuam. A umidade deve ser dobrada, ou triplicada, conforme o tempo, nos dois últimos dias de incubação. Já observou que, na natureza, a galinha não sai do ninho dois ou três dias antes do nascimento? A razão é a galinha suar mais para os ovos ficarem bem úmidos, e os pintinhos se movimentarem dentro do ovo sem que seus corpos “se colem” na casca. Se a umidade for baixa nos dois dias antes de nascerem, os pintinhos ficam “presos”. Começam a bicar e, não conseguindo se movimentar, morrem asfixiados.
Para se conseguir a umidade necessária, em dias úmidos, bastam 4 potinhos de manteiga, dispostos um em cada lado da chocadeira (nos quatro lados do ninho). Se for em dias secos---geralmente, de abril a outubro---colocar 8 potinhos. Dobrar esta quantidade dois dias antes de nascer ( 8 potinhos em dias úmidos e 16 em dias secos ).
No lugar dos potinhos podem-se usar outras vasilhas, desde que sejam baixas e ofereçam uma superfície de exposição da água equivalente aos potinhos, ou maior.


 5 - Procedimentos para “carregar” a chocadeira :
(e esterilização dos ovos)

Os ovos a serem incubados devem ser, primeiramente, férteis. Que sejam ovos mais recentes, de no máximo, 6 dias. Para este tamanho de chocadeira, escolha uns 30 ovos de galinha fertilizados, novos, bem formados (os muito arredondados não costumam gerar), e limpos. Se forem ovos de pata, cabem uns 20. Se de cocá(angola), uns 40, e se forem ovos de codorna, pode-se carregar esta chocadeira com uns 100 ovos.
Os ovos, depois de limpos com um pano úmido, precisam ser esterilizados com um paninho embebido em uma solução de formol, permanganato de potássio ou álcool (comprar na farmácia). Na falta, use caldo verde de plantas anti-sépticas, como a malva
ou o mastruz. Porquê tudo isso, “se a galinha não tem estas preocupações” ? !!....É que o suor da galinha, e o de outras aves, contêm substâncias bactericidas. Se o procedimento de esterilização prévia dos ovos não for feito, bactérias entram pelos micro poros da casca e provocam apodrecimento dos ovos (cheiram mal) e transmitem doenças. Neste caso, os pintinhos, ainda em formação, morrem. 


 6 - Local onde deve ficar a chocadeira :

A chocadeira deve ficar em um local onde não varie muito a temperatura. Por exemplo, em um cômodo que seja forrado, ou em construções feitas de adobão, pois são mais frescas de dia, e menos frias de madrugada. Ela deve ficar, também, em um canto que não corre vento e longe de barulhos(som alto, etc....). Deve-se evitar, ainda, o acesso de crianças. Deixar todos os lados afastados de paredes ou móveis de, no mínimo, 20 cm.


 7 - Os primeiros dois dias :

Os primeiros dois dias são muito importantes, pois é neste tempo que ocorre o sinal para que os ovos entrem em processo de formação de um novo ser. Isto acontece quando a temperatura permanece entre 37 a 38 graus centígrados durante um espaço de 48 horas contínuas. Também já observou que a galinha, quando deita no ninho pela primeira vez, só sai para comer dois ou três dias depois ?!!. É por este motivo : “dar a partida” para que os pintinhos comecem  a crescer. A mãe natureza é sábia !!
Então, devemos fazer a mesma coisa. Após colocar o ovos no ninho, todos com o lado pontudo para baixo, não devemos mexer ou abrir muito a chocadeira. O problema é como saber a temperatura lá dentro, em cima dos ovos : Tem duas formas : a mais correta é fazer uma janelinha de 10 X 10 cm na tampa lateral frontal, vedada com vidro ou plástico transparente, de tal forma a poder ver, do lado de fora, o termômetro a álcool colocado em cima dos ovos. Este termômetro é encontrado em medidores de temperatura ambiente, geralmente incrustados em objetos ornamentais. Desta forma, controla-se a altura da lâmpada para que a temperatura nos ovos fique estável, bem próxima de 38 graus. Estamos falando dos dois primeiros dias. A outra maneira, é não fazer a janelinha, e abrir a tampa superior de duas em duas horas para observar a temperatura. Fechar bem rápido para os ovos não esfriarem.


 8 - Como fazer o controle manual da temperatura :

A temperatura ideal é de 38 graus em cima dos ovos, ou de 37,8 no meio, entre um ovo e outro. No entanto, não há problemas se, de vez em quando, ela subir a 39 graus por, no máximo, duas horas, ou descer a 36. Temperaturas acima de 39 graus comprometem mais do que as abaixo de 36. Por este motivo, é aconselhável experimentar a chocadeira com ovos não-férteis de galinhas de granja, por um dia apenas. Pode-se misturar meia dúzia de ovos-testes a duas dúzias de pedras, ou outro material, de tamanhos próximos ao de um ovo. Isto é para equivaler à distribuição térmica na mesma quantidade dos ovos a serem incubados.
Por precaução, inicia-se, por exemplo, o controle-teste às 8 horas da manhã, quando a temperatura ambiente começar a subir. A lâmpada deve estar na posição mais alta, ou seja, mais distante possível dos ovos (puxar o fio para cima e fixá-lo). Ao meio dia, ou seja, quatro horas depois, ver se a temperatura em cima dos ovos está entre 37,5 a 38 graus. Se estiver menos de 36,5, abaixar o suporte da lâmpada uns 5 cm. Se estiver entre 36,5 e 37,5, então você acertou de primeira. Depois do meio dia, a temperatura ambiente sobe, e também sobe a temperatura no interior da chocadeira, de tal forma a atingir, no máximo, 39 graus lá pelas 3 horas da tarde. Porém, se a temperatura em cima dos ovos, ao meio dia, for maior que 36,5 graus centígrados, isto significa que o local escolhido para a chocadeira esquenta muito cedo(pressupondo-se que a lâmpada está na máxima distancia de separação dos ovos). Neste caso, pode-se tentar trocar a lâmpada por uma de 25 watts ou instalar um diodo em série com a lâmpada de 40 W (Ver “economizador manual”, no item 14).
Após o meio dia, tendo sido feita qualquer alteração na chocadeira---como mudança na posição da lâmpada ou abertura da mesma---deve-se aguardar um mínimo de duas horas para a estabilização interna da temperatura. Após este tempo, ler a temperatura e proceder, ou não, a novos ajustes.
No início da noite a temperatura começa a declinar. O normal é ela estar bem próximo de :18 :00 horas: 38 graus  /  20 horas: 37,7 graus  /  22 horas: 37,4 graus ....Se continuar assim, pela madrugada a temperatura pode baixar para menos de 36, o que não é aconselhável. Então, mais ou menos às dez horas da noite, você precisa abaixar um pouco o suporte da lâmpada. Digamos que você irá dormir, e que tenha abaixado muito a lâmpada. O que acontece? : lá pela meia noite, a temperatura poderá ter subido para mais de 39 graus....E como saber e prevenir para que isto não aconteça? Neste ponto entra um outro termômetro : é o clínico, destes usados para se medir a temperatura do corpo.
O termômetro a álcool colorido varia e acompanha a temperatura que está                                         medindo. O termômetro clínico é feito de uma coluna de mercúrio, que atingindo uma             temperatura máxima, permanece naquela marcação. Então, um termômetro clínico sempre deve ficar em cima dos ovos, deitado (na mesma posição do outro). No próximo dia, bem cedo, você observa que, por exemplo, o termômetro a álcool está marcando 37 graus e o clínico, 39. Isto significa que, à noite, tudo correu bem, ou seja, que o seu último ajuste de abaixar a lâmpada foi correto, pois o máximo que chegou a temperatura interna---após você ter ido dormir---foi de 39 graus(medido e “memorizado” pelo clínico}, com certeza, por menos de duas horas, devido às próximas horas serem as da madrugada fria. Caso o termômetro clínico estiver marcando, pela manhã, 40 graus, por exemplo, significa que você abaixou muito a lâmpada. Se houver necessidade, faça mais um dia de testes para ter certeza de como controlar a chocadeira.
Uma dica : Em regiões à beira mar, ou proximidades, onde a umidade do ar é relativamente alta, a variação da temperatura ambiente é bem menor entre a madrugada e o início da tarde. Isto facilita o controle manual da temperatura da chocadeira. Em regiões do interior, a umidade do ar só é elevada e mais ou menos constante, em dias chuvosos e nos que se seguem. Quando o clima está seco, a temperatura ambiente tende a ser muito alta à tarde e muito baixa na madrugada. Então, no interior, quando os dias forem secos, e houver muita variação entre as temperaturas da tarde e as da madrugada, deve-se tomar mais cuidados com o controle manual da temperatura.


 9 - Como manter a umidade correta :

Como já foi adiantado no item 4, “vasilhas com água para manter a umidade”, vamos aqui apenas complementar :
A umidade no interior da chocadeira depende de quatro fatores :
1 – Teor da umidade do ar que entra.
      Como exposto no item 4, em períodos de chuva, o ar ambiente já é mais úmido e,
      portanto, não são necessárias muitas vasilhas. O contrário de dá em períodos de ar
      ambiente mais secos.
2 – Superfície exposta de água nas vasilhas, dentro da chocadeira.
      O que faz aumentar a umidade não é a quantidade de água dentro da vasilha, mas é a
      maior área possível de exposição que aumenta a evaporação da água. Por isso,
      deve-se usar vasilhas mais compridas e mais rasas.               
3 – Ventilação : velocidade com que o ar entra por baixo e sai por cima.
      A velocidade do ar no interior da chocadeira é controlada pelos 4 furos, do diâmetro
      de “um dedão”, que se localizam na tampa superior. Quanto mais rápido o ar
      circular, menor será a umidade. E, inversamente, quanto mais lento o ar circular, 
      maior será a umidade no interior de nossa simples e prática chocadeirinha.
      Se a postura dos ovos a serem incubados tiver ocorrido entre 5 a 10 dias, e em época
      seca, convém aumentar um pouco a umidade durante todo o período de incubação.
      Aumenta-se a umidade, no que depender da ventilação, fechando um pouco os
      furos da tampa de abertura. Pode ser através de qualquer artifício de vedação como,
      por exemplo, pedaços de esparadrapo que são colados sobre os furos, tapando-os
      parcialmente, ou completamente, se necessário.
      Dois dias antes da eclosão dos ovos (nascimento dos pintinhos), a umidade deve
      aumentar muito. Em época seca, as vasilhas com água devem dobrar em número
      e a ventilação deve ser a mínima, fechando-se por completo os quatro orifícios da
      tampa superior.
 4 – Temperatura da água das vasilhas.
      Quanto mais alta a temperatura da água das vasilhas, maior é a evaporação e,
       portanto, a umidade no interior da mini-incubadeira.
       Dois dias antes dos ovos começarem a eclodir, não se pode mais abrir a tampa
       para, principalmente, não ocasionar uma queda brusca na umidade.
       Na prática desta chocadeira de controle manual, só iremos usar o princípio da
       “maior evaporação na maior temperatura da água”, quando houver necessidade de  
       abrir a tampa nos dois últimos dias de incubação.
       Quando se abre a tampa, diminui-se a temperatura e principalmente a umidade.
       Uma maneira de compensar esta interferência é, logo após a operação que exigiu
       abrir-se a tampa ( como retirar cascas ou pintinhos já secos), trocar a água das
       vasilhas por outra que se acabou de tirar do fogo, ou seja, quase fervendo. Assim,
       volta-se logo à temperatura normal e, principalmente, ao grau mais elevado de umidade.


10 – Relações entre umidade, temperatura, ventilação e estágio de formação dos pintinhos :

Há algumas conseqüências que acontecem quando se altera, por exemplo, a umidade para mais. A tendência é diminuir a temperatura à medida que se aumenta a umidade.
Por outro lado, quando se aumenta a temperatura, aumenta-se, também a evaporação da água e, consequentemente, a umidade.
A ventilação também influencia, pois quando esta é maior, a temperatura e a umidade tendem a baixar.
Vamos citar um exemplo prático : Digamos que você está controlando a incubação de 30 ovos de galinha. No início do 19º dia, ou dois dias antes dos pintinhos nascerem, você para de mexer nos ovos e fecha os quatro furos da tampa. A ventilação diminui,
a umidade aumenta e a temperatura também aumenta. Para compensar o aumento indevido da temperatura, você deve ficar monitorando mais vezes, e levantar a lâmpada, caso a temperatura exceder a 39 graus.
Outro fator interferente é o aumento normal e progressivo---após o 12º dia---da
temperatura bem próxima dos ovos. Isto ocorre porque o metabolismo dos pintinhos já
está adiantado, e há uma produção biológica de calor, saindo do interior do ovo para
o ambiente interno da chocadeira.
Parece que não são importantes estes princípios, pois tem-se mecanismos práticos de se
conseguir a temperatura, a umidade e a ventilação adequadas. Porém, entender estes conceitos é importante, sim, pois você estará preparado para resolver qualquer situação inesperada.


11 – Como fazer o “volteio” dos ovos :

Primeiramente, o que é volteio ? : É rolar os ovos com a mão direita quatro vezes por dia. E para que fazer isso ? : Veja que a galinha mexe nos ovos uma vez por dia,
quando sai para comer. Se você ainda não observou, tente : ela mexe com os ovos várias vezes enquanto está no ninho, inclusive à noite. Ela faz um movimento rítmico com o corpo e com as asas de tal forma a mudar os ovos de lugar. Mas, afinal, para quê? :
Para que os ovos se revezem em posições mais frias e mais quentes e, no final, tenham passado todo o período na mesma temperatura média. Outra razão é para a gema não colar na parte superior do ovo. Conclusão : É necessário fazer estes movimentos artificialmente, no mínimo duas, e no máximo quatro vezes ao dia.
Maneira de voltear : Primeiramente deve-se lavar bem as mãos com água e sabão. Depois, esquentar as mãos em cima de uma chama de fogo, esfregando-as. Abre-se a chocadeira, e com uma das mãos vai-se fazendo movimentos circulares, no sentido dos ponteiros do relógio. Eles devem também ser trocados de lugar. No próprio movimento circular, pode-se empurrá-los para a esquerda e, no final, tirar uns 6 a 8 ovos do centro e colocá-los nas beiradas.
Lembrando Nos primeiros e nos últimos dois dias não se volteiam os ovos e evita-se abrir a chocadeira.
No final de cada operação com os ovos eles devem ficar, todos, com a parte mais abaulada para cima (e a parte mais afunilada, para baixo). O motivo é manter a posição biologicamente correta, inclusive, por força da própria gravidade em seu formato, eles tendem a ficar nesta posição.


12 -  Quando retirar os pintinhos nascidos ? :

Se não houver uma temperatura média bem equilibrada, como resultado dos controles da lâmpada e dos volteios, alguns pintinhos poderão nascer mais cedo que outros.
Se isto acontecer, lembre-se que a sua retirada deve ser uma operação rápida e, preferencialmente, depois, deve-se colocar água fervendo nas vasilhas, ou mesmo borrifar água no interior da chocadeira---mas não diretamente nos ovos. Após o nascimento, os pintinhos podem ficar na chocadeira por, no máximo, 24 horas. O momento correto de retirá-los é tão logo tenham secado suas penugens. Então eles vão para a “criadeira”, um caixote um pouco maior que a chocadeira, parcialmente vedado dos lados e com uma lâmpada de menor potência. O lado frontal tem uma parte vedada com plástico grosso transparente, para visualizá-los bem e eles não se assustarem com a aproximação de humanos. Aguarde a publicação de como construir uma “criadeira” e as técnicas para criar os pintinhos nos primeiros dias.


13 – E no final, o que fazer com a chocadeira ? :

Após terem sido retirados todos os pintinhos, procede-se à limpeza e esterilização da chocadeira. Limpa-se com pano úmido e sabão, e esteriliza-se da seguinte forma :
Diluir uma colher de sopa de permanganato de potássio ou de formol em uma xícara de água. Coloca-se a solução em um pratinho de uns 12 centímetros e no centro da chocadeira. Abaixa-se a lâmpada até ficar bem próxima do pires. Fecha-se por completo os furos de ventilação e liga-se a lâmpada até que toda a solução tenha se evaporado. Pronto !!. O vapor destas substâncias elimina qualquer bactéria, estando, assim, a chocadeira pronta para novo período de incubação.

                                                                                                                                       
                                                                                                                                         
COMPLEMENTOS :

14 – Como economizar energia elétrica :

Principalmente em regiões quentes, um outro controle de temperatura pode ser incluído, de uma forma simples, a fim de se evitar um maior consumo de energia. Trata-se de instalar, em série com a lâmpada, um diodo retificador de corrente, e em paralelo com este, um interruptor. Pede-se a ajuda de um técnico em eletrônica para se conseguir o referido diodo : Deve ser um que suporte tensão de 1000 volts e corrente de 1 ampere. Geralmente os usados em fontes retificadoras servem.
Como proceder :
Primeiramente, certifique-se de que o plugue está desligado da tomada. No cabinho, a uns 40 centímetros da chocadeira, faça um corte em um dos fios e desencape as duas pontas que se formarão(desencapar 4 centímetros de cada ponta). Prepare o interruptor---de preferência portátil---instalando nele dois pedaços de fio de uns 15 cm e desencapando suas pontas no mínimo 4 cm. Você terá, então : duas pontas preparadas do cabinho, duas pontas preparadas saindo do interruptor e dois terminais do diodo. Enrole as pontas, duas em um dos terminais do diodo, e duas no outro terminal. Agora é só isolar bem, e está pronto. Se encontrar dificuldades, peça orientação a um técnico de eletrônica, ou mesmo a sua ajuda. Não é difícil.
Como usar :
Se o interruptor estiver ligado, ou “fechado”, é como se nada tivesse acontecido. A lâmpada irá acender com sua potência normal. Se você desligar o interruptor, a corrente terá que passar pelo diodo, cortando um dos ciclos da corrente ( ou o positivo ou o negativo, e por isso o diodo pode ficar em qualquer sentido ). Isto provoca uma queda na potência da lâmpada de mais ou menos 50 %.
Como regular a temperatura com o economizador :
Veja bem : Antes, você subia a lâmpada para diminuir a temperatura dos ovos. Agora, você irá desligar o interruptor, diminuindo a emissão de calor produzida pela lâmpada. Qual o resultado : Você estará controlando a temperatura e ao mesmo tempo economizando energia.
No começo da noite, quando a temperatura principiar a decair, é hora de ligar o interruptor de controle e fazer a lâmpada acender normalmente.
Pode haver necessidade de reajustar posições da lâmpada quando se alterar a sua potência. Por exemplo : De manhã, ali pelas 9 horas, você fez a lâmpada ficar mais fraca. Só que duas horas depois, percebeu que a temperatura abaixou muito, embora a temperatura do ambiente esteja, neste horário, começando a subir. Aí, então, você abaixou um pouco o fio, para aproximar a lâmpada dos ovos....e foi controlando assim, de quatro em quatro horas, até o início da noite. Quando você liga o interruptor, à noite, e põe potência completa na lâmpada, certamente a sua posição estará muito próxima dos ovos. Então será necessário subir um pouco mais o suporte da lâmpada para que a temperatura em cima dos ovos se estabilize na ideal, que é de 38 graus centígrados duas horas depois. Bem entendido ? !! Então mãos à obra e que tudo dê certo !!


                                                                                                                                    
15 – Dias de incubação das aves mais comuns :

Ave :                    dias :                   ideal :

Codorna :.............16 a 18................17
Galinha :...............20 a 22................21
Cocá (ou Angola).27 a 29................28
Perua.....................27 a 29................28
Pata.......................29 a 31................30
Gansa....................29 a 31................30

Obs : Nascem adiantados os pintinhos resultantes de incubação com temperatura média um pouco acima da normal, e atrasados os resultantes de incubação com temperatura média abaixa do normal. O normal, para este tipo de chocadeira, é 38 graus acima dos ovos, ou 37,7 no meio deles. As pequenas variações entre 36 e 39 graus é que determinam a média.


16 -  Como usar o termômetro de detecção de temperatura máxima, o clínico :

Este termômetro é para ser usado à noite e na madrugada, verificando, no outro dia se houve excesso de temperatura em algum momento do período observado. De dia, quando se ausentar por muito tempo, ao voltar, ele também lhe informará se houve aumento demasiado na temperatura. Muito cuidado em dias mais quentes. É preferível deixar os ajustes em uma condição que é mais provável dar baixa temperatura do que alta. Lembre-se de que, depois de verificar o termômetro clínico, deve-se golpeá-lo para baixo a fim de baixar a coluna de mercúrio e ele estar pronto para uma nova leitura.


17 – DICAS FINAIS :

 1 - Se você altera um ajuste para esfriar, ou principalmente para esquentar mais, é aconselhável a utilização de um despertador para lembrá-lo de verificar, posteriormente, se tudo está correndo bem. Não confie que você irá lembrar-se no momento certo !!
 2 – Se você tiver muitas dificuldades em adquirir bons materiais, poderá montar a chocadeira em uma caixa grande de papelão, mas que seja reforçada. A tampa superior e os orifícios de ventilação podem ser feitos, facilmente, com uma faca afiada e de ponta fina. Fita adesiva da larga complementa as fixações.
3 – Neste modelo de chocadeira o ar entra pelas laterais, em baixo. A parte horizontal de baixo, ou o piso da chocadeira, deve ficar em contato direto com uma mesa. Isto é para não haver impacto com o ar ambiente e esfriar muito o fundo da caixa, onde, por dentro, estão os ovos. Este sistema simula um ninho de verdade. Não se deve, portanto, instalar pés, pois o ar correria por baixo, alterando o seu funcionamento. Se acontecer problemas com formigas ou outros insetos, colocar vasilhas com água nos pés da mesa, onde está a chocadeira. Pode-se, também, untar com graxa os 4 pés da mesa.
4 – Podem-se fazer chocadeiras maiores, com medidas que sejam proporcionais às deste modelo. Neste casos, a lâmpada de aquecimento deve ser de 60 ou de 100 watts.
                                                                                                                                                                                 5 – Há outros modelos, como os que recebem calor por resistências, ou as que recebem parte do calor por baixo, e que podem ter a vasilha de água aquecida, a fim de aumentar a umidade alterando-se a sua temperatura. Futuramente, publicaremos um modelo com estes recursos.
6 – É bom frisar que, se você vai operar uma chocadeira pela primeira vez, que faça testes por vários dias, com ovos não fertilizados, com o objetivo de ambientar-se bem e não ter contrariedades e prejuízos.
7 – Os ovos a serem incubados devem ter sido postos há, no máximo, 6 dias, em períodos de umidade do ar baixa, e 12 dias em períodos de umidade alta. Mesmo assim, é bom que, enquanto não vão para a chocadeira, sejam guardados em uma bandeja com areia limpa, não contaminada e úmida, além de serem colocados com seus lados finos virados para baixo.
8 – Ainda sobre os ovos : Eles devem ser provenientes de aves novas, porém que não sejam frangas, e que estas aves tenham sido bem tratadas. Quanto à fertilização, um galo é indicado para fertilizar bem no máximo 8 galinhas.
Os ovos devem ter o seu formato característico. Ovos muito abaulados, muito afunilados, muito arredondados, com pintas ou incrustações estranhas e ovos trincados não devem ser colocados na chocadeira. Para se conhecer ovos trincados, basta bater levemente um no outro, bem perto do ouvido. Se houver um trincado, o barulho é diferente. Para se conhecer ovos que já perderam muita água---ovos velhos---é só colocá-los em uma vasilha com água. Os que ficarem deitados no fundo estarão bons para serem chocados. Os que ficarem meio em pé e os que boiarem, devem ser descartados.
9 – Há uma maneira de saber se os ovos estão fecundados ou não. Mas isso, somente após o 5º dia de incubação. É através da “ovoscopia” . Uma maneira simples é acomodar o ovo entre as duas mãos( servindo de envoltório para não ofuscar suas vistas) e posicioná-lo na direção de uma lâmpada acesa. Quando está em fase normal de desenvolvimento, vê-se estrias avermelhadas nos primeiros dias. A partir do 12º dia, vê-se uma região mais escura, que já é o pintinho quase formado. Desta forma, podem-se descartar ovos que não estão se desenvolvendo. Só fazer esta operação em horário quente e com as mãos quentes e bem lavadas.
10 - Se faltar energia elétrica, feche as saídas superiores de ar e não abra a chocadeira, até que a energia volte. Os embriões em desenvolvimento suportam, em certos casos, até dois dias  de baixas temperaturas. Por isso, é melhor não mexer. É até aconselhável colocar um cobertor por cima da chocadeira para diminuir ao máximo a ventilação e preservar o calor restante.( programar um despertador para tocar de uma em uma hora, para lembrar se voltou a energia )   Se faltar energia no segundo dia, é indicado manter um aquecimento provisório com tijolos bem aquecidos e colocados de hora em hora no lugar das vasilhas com água, até que a energia volte.
11 – É bom anotar o primeiro dia que os ovos foram para a Mini-Chocadeira, e fazer as contas até se chegar no 19º (no caso de ovos de galinhas), quando se deve aumentar a umidade dois dias antes das primeiras eclosões. 

Nota :
Este pequeno manual foi produzido a partir de 10 anos de experiências com chocadeiras e escrito em 2007 para enriquecer projeto de subsídios a produtores rurais em Lagoa Real-BA

Publicado em janeiro/2014


PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS OU SUGESTÕES, comente abaixo


DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS  -  PROIBIDA A REPRODUÇÃO, SALVO EM SITES OU MEIOS DE COMUNICAÇÃO GRATUITOS.


   
Grupos-Ambiente relacionados : Grupo Ambiente Ecológico e Ambiente Alternativo
     





HALL DE ENTRADA DOS GRUPOS-AMBIENTE - PARTICIPE !! 
Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos
do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso
de pesquisadores


HALL DE ENTRADA DOS BLOGS-AMBIENTE  - VISITE e COMENTE !!
Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 


LISTA ATUALIZADA DOS GRUPOS E BLOGS-AMBIENTE
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!


AMBIENTE PREVISÕES SOL-TERRA
Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos
e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!


CONTRIBUIÇÕES TRANSPARENTES
Participe nos Blogs e Grupos-Ambiente colaborando financeiramente com
seus colaboradores e projetos. Desta forma você também ajuda a
CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!


Contato
Email, endereço, telefones atualizados 

Para participar deste grupo ou visualizar os últimos tópicos, dê um clique na seta acima e à esquerda

==================================================             

64 comentários:

  1. o que eu quero como fazer uma chocadeira de madeira não descobri ou seja não me ajudou em nada . medidas , montagem e material o passo a passo cade ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Iruama !!....O que acho que ficou a desejar foi a falta de fotos de cada passo. Mas o artigo ficaria maior ainda. Leia com mais atenção : o passo a passo e as medidas estão descritos.

      Excluir
  2. amigo como faço para borrifar os ovos. eu não sei como se faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BORRIFAR OS OVOS : Ok, Ivanildo....Grato pela pergunta porque irá enriquecer. Nas incubadeiras industriais há controle automático de jato de vapor, com distribuição interna e temperatura adequadas. Nas chocadeiras manuais simples, o motivo de borrifar é fazer voltar bem rapidamente a umidade quando se abre a tampa em dias mais secos. Em dias mais úmidos não é necessário borrifar depois, por exemplo, de se fazer um dos volteios nos ovos. Desaconselho borrifar diretamente os ovos, pois manualmente pode haver um choque de temperatura. O que eu fazia era, em dias muito secos, borrifar depois de ter de abrir a tampa algumas vezes ao dia e eventualmente, mas borrifava (com jato mais fino) nas proximidades dos ovos e nas paredes internas da chocadeira (não direto nos ovos). Mesmo assim, a temperatura da água deve estar entre 40 a 45 grausC e ela deverá ter sido fervida ou esterilizada com água sanitária (10 gotas por litro), para evitar entrada de bactérias no sistema.

      Excluir
  3. Luiz, boas...você saber como chocar ovos de pato, marreco e ganso em uma incubadora. É que comprei uma e não tive bom resultado...desde já agradeço resposta. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Sim, Marcioli !!....Se vc seguir todas as orientações gerais do texto, no que depender dos cuidados e operações de incubação, deve dar certo. São várias as causas para insucessos, devendo se saber o que tem ocorrido. Os ovos são gerados ?(depois de uns 10 dias, olhando-os contra uma lâmpada forte, percebe-se que estão claros, ou seja, não foram gerados). Os pintinhos morrem no meio do período ? Morrem ao nascer ? Como morrem ?....A incubadeira que vc comprou funciona direitinho ?.... Enfim,,,,Mas a respeito de ovos de cada ave, em particular, é possível detectar certas especificidades. Por exemplo : as patas costumam sair dos seus ninhos mais vezes que as galinhas. Dá-se até a impressão que não são boas mães para chocar. Também saem em horários mais frios e demoram às vezes para retornar. Já observei até patas que deixam seus recém-nascidos no ninho e vão "bandulerar", ficando os pititinhos bem bonzinhos esperando no ninho. Isso nos dá a ideia de imitar, pois há algo de sábio na natureza : então, após a segunda semana, deve-se deixar que os ovos se esfriem uma vez por dia, apagando a lâmpada e abrindo a tampa, por uma hora, aproximadamente, e dependendo da temperatura ambiente (entre 30 min.a 01:30). Não se faz mais isso quando estiver a três dias do nascimento, pois a umidade deverá ser maior nos dois últimos dias. Em dias muito secos, deve-se borrifar as paredes internas da chocadeira com água desinfetada, antes do inicio do "esfriamento" e depois, antes de se ligar a lâmpada e se fechar a tampa. Abraços !!

    ResponderExcluir
  5. porque os pintinhos bicam o ovo (na incubadora) e não nascem? E nas galinhas nascem? tem alguma dica para me ajudar! obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PINTINHOS QUE BICAM, MAS NÃO NASCEM. Há dois motivos, Marcos : Um, que os pintinhos estão fracos, começam a bicar e perdem a força. Outro motivo - e é o que acontece mais vezes - é que ele faz um movimento para rolar dentro do ovo, e se a região da película estiver seca, cola e impede a movimentação. O pintinho fica enroscado e só bica em um lugar, terminando por morrer. No primeiro caso, a razão da fraqueza é temperatura que sofreu muitas variações altas e baixas (principalmente alta), excedendo por muito tempo a 39 graus ou ficando abaixo de 35 graus. Ovos mal formados e ovos provenientes de galinhas (ou outra ave) mal nutridas aumentam este problema.
      Mas a causa principal é que o corpo do pintinho, coberto de penugem, cola na película que o envolve DEVIDO À FALTA DE UMIDADE NOS DOIS ÚLTIMOS DIAS. Na galinha é difícil acontecer isso porque ela fica quieta dois dias antes, entra em febre e "sua", O seu suor quentinho e com de substâncias antibióticas se transfere diretamente aos ovos. Você até que pode imitar a galinha, caso tenha dificuldade em manter uma umidade alta nos dois últimos dias, embebendo um paninho em água quentinha e esterilizada e passando nos ovos de 4 em 4 horas (difícil, hein ?!!).
      O problema dos pintinhos morrerem logo um pouco após terem bicado é agravado se os ovos, antes de irem à chocadeira, foram guardados mais que 7 dias em época de baixa umidade do ar ambiente ou mais que 14 dias em época de umidade relativa maior. Também o período de incubação até dois dias antes influencia : se os ovos ficaram em umidade menor que 60%, então tendem a perder mais água do seu interior. Se "hermetizar" (fechar em um saco plástico, por exemplo) os ovos esterilizados para guardá-los em dias secos, diminui a perda de água do interior do ovo.
      Dá pra vc ver esta perda observando a "bolha" de ar através de uma lâmpada forte ou colocando os ovos dentro de uma vasilha com água esterilizada : o ovo novo e ideal fica no fundo e completamente deitado, os ovos mais velhos ficam inclinados (com a parte mais larga para cima) e os ovos muito velhos ficam na vertical e às vezes até boiam. Sucesso aí em suas experiências !!

      Excluir
  6. coloquei uns ovos para chocar em uma chocadeira artesanal no primeiro dia os ovos ficarao suados despoi nao ficarao mais eu quero saber si eles tem que ficar sempre com osuor do vapor da agua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas Izaias !! COMO SABER A UMIDADE CORRETA....Se os ovos suaram nos primeiros dias é muito provável que estavam em geladeira ou em ambiente externo frio (abaixo de 15 graus). A mãe natureza é sábia !! Observe que as galinhas, e principalmente as patas, vão "namorando" os seus ovos aos poucos, ficando algumas horas no ninho e depois saindo. Vão aumentando esta frequência até que deitam direto por uns dois dias, a fim de disparar a fisiologia interna de geração do embrião. Não sei se em países frios elas fazem isso com mais intensidade, pois aí estaria a justificativa para não impactarem bruscamente os ovos passando-os de uma temperatura relativamente muito baixa para uma bem alta. (de 5°C, por ex, para 38°) em poucas horas.
      DICAS DE COMO PERCEBER A UMIDADE DENTRO DA CHOCADEIRA - Quanto aos ovos perderem o suor depois dos primeiros dias é normal e devem permanecer assim, Porém, como saber se a umidade em volta dos ovos está boa ?....Esta é uma prática que se adquire com o tempo, mas aí vão algumas dicas : O ar no interior da chocadeira estará muito seco se, após lavar-se as mãos e secá-las bem, ao manipular, sentir que os ovos deslizam mais facilmente entre os dedos e fazem um barulhinho mais agudo. O ar estará com a umidade correta se você abrir levemente a tampa superior e sentir em uma das faces do seu rosto "um ar quentinho e úmido". A umidade no interior estará excessiva para até dois dias antes das eclosões se gotas forem formadas nas paredes da chocadeira e às vezes até nos ovos. Uma tira de papel branco deixada junto aos ovos também dá uma noção da umidade.
      SIMPLES SENSOR E LEITOR DE UMIDADE - Um simples detetor e medidor de umidade pode ser feito com um tubinho de antena, de alumínio, uma tira de papel e um pedaço de fio branco ou qualquer araminho não oxidável. Enrola-se a tira de papel no tubinho de alumínio e por cima dela enrola-se o araminho, como uma bobina. Um terminal do sensor é o araminho e outro é o tubo de alumínio de uns 15 cms e o araminho de 1 metro aprox. Dois fios são conectados no araminho e no tubo, devendo saírem para fora. A medida é feita por um multiteste na escala mais sensível de ohms. A calibragem é feita empiricamente pela variação do valor ohmico medido. Se o multiteste não tiver sensibilidade suficiente, então será necessário um pequeno amplificador de corrente com dois transistores.
      OVOS APODRECIDOS POR EXCESSO DE UMIDADE - Excesso de umidade aumenta a incidência de podridão dos ovos (porém a maior causa é infecção antes dos ovos serem colocados na chocadeira ou depois, caso a chocadeira não tenha sido esterilizada). Quando se abre a tampa e se percebe um inicio de odor pútrido, basta ir cheirando um a um que logo se descobre qual ovo está começando a ficar "choco".
      MEDIDORES ELETRÔNICOS DE UMIDADE - E também de temperatura, atualmente se encontra ou se compra com facilidade pela internet, sendo alguns são baratos (modelos entre 10,00 a 50,00 reais no Brasil). Basta pesquisar : "medidor digital de umidade", ou "higrômetro eletrônico", etc.

      Grato pela participação !!

      OBS : QUALQUER LEITOR TAMBÉM PODE CONTRIBUIR RESPONDENDO ÀS PERGUNTAS

      Excluir
  7. Boa noite, coloquei alguns ovos de codorna na minha chocadeira manual simples, isso esta com uns 3 dias e ontem a noite deu 40 41 grauscom lâmpada de 25w ,hoje mudei para uma de 15w e a tarde foi ótima deu 37 38 graus, porém agora a noite so ta dando 36.5 graus, pergunto sera que esse grau vai da para nascer? E essa alteração de temperatura prejudicará?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz !! (chará !!)....

      POTÊNCIA DA LÂMPADA, CONTROLE DE TEMPERATURA E CONSEQUÊNCIAS
      Creio que os 41 graus atingidos nos primeiros dias, caso não perdurou por mais de duas horas, não causará problemas. Embora o modelo acima descrito utilize uma lâmpada de 40W, na prática deve-se variar de 15 a 60, dependendo da região ou do país que se vive, bem como da época do ano (por ex : 25W no verão e 40W no inverno). Porém, não como você fez, com o intuito de controlar no dia a dia a temperatura. O controle da temperatura de 4 em 4 horas (ou eventualmente de 2 a 3 horas, ou acima de 4 horas quando se tem certeza das condições térmicas envolvidas) deve ser feito manualmente através de levantar ou abaixar a lâmpada e/ou aumentar ou abaixar a ventilação. Para manter a lâmpada na posição escolhida, basta travar o fio, quando este passa pelo furo central na tampa superior, com um pedacinho de madeira, por ex. Para controlar a ventilação(e indiretamente a temperatura), utilize esparadrapo, como sugerido no texto, ou qualquer material relativamente pesado que tampe mais ou menos os quatro furos (4 pires, 4 pedaços de ladrilho, etc....). Lembre-se que para cada alteração de temperatura que se fizer, a resposta é atrasada. principalmente se for para elevar a temperatura. Por ex, pode demorar até 2 horas para a temperatura se estabilizar em seu novo valor para mais, após você abaixar a lâmpada alguns centímetros. E finalmente lembrando que entre a temperatura máxima das 15 hs da tarde e a mínima da madrugada podem ocorrer variações entre 35.5 e 38.5 graus centígrados, sem problemas.
      Sucesso, Luiz Aragão, com sua "chocada" de ovos de codornas !!....E compartilha aqui com a gente o resultado, daqui uns dias, que desejamos ser positivo. Se não tiver sucesso, compartilha também. Vamos juntos descobrir o porquê, corrigir e nunca desanimar !!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Obrigado, Jaconias !!....

      Aproveitando : AQUECIMENTO DE BAIXO PARA CIMA E VOLTEIO NOS OVOS : Entre 1985 e o ano 2000 fiz muitos estudos e experiências com controladores automáticos eletrônicos de temperatura, umidade e monitoração de estados através de bips, usando 6 pequenas chocadeiras com AQUECIMENTO DE BAIXO PARA CIMA. Certamente, a natureza tem razão em fazer o calor da galinha, por ex, passar por condução térmica de cima para baixo. Porém, em espírito de descobrimento e inovação, resolvi - também pelo fato de ter bastante resistências usadas em eletrônica - fazer aquecedores com resistores e fios resistivos, montando-os abaixo da bandeja de ovos. Mas minha intenção era testar uma hipótese : a de que poderia diminuir o VOLTEIO MANUAL DOS OVOS (O número de vezes por dia), caso a transferência de calor de cima para baixo provocasse uma segunda condução de energia calorífica : a condução por convecção. E realmente ocorreu, pois o meio interno líquido do ovo era forçado a subir. Na parte superior do ovo, a temperatura era um pouco menor e o líquido, então, voltava para baixo. Este movimento forçado e constante, pensava eu, deveria impedir que a película se colasse na casca, mantendo-a sempre lubrificada. Realmente, eu podia deixar de virar os ovos pelo menos uma vez por dia (ao invés de, por ex, quatro vezes, três ou até mesmo duas vezes). Não me foi possível na época, fazer experiências para determinar possíveis interferências negativas em outros processos da incubação, mas creio que não acontecia e que compensa adotar este sistema, mesmo se se utilizar lâmpadas incandescentes. Há outra vantagem, que é a fonte de calor aquecer mais a vasilha de água, que deve ficar logo abaixo dela, facilitando o controle de umidade (maior temperatura da água, maior evaporação). Fazia também experimentos com chocadeiras com os dois tipos de aquecimento : por baixo e por cima. Na época, praticamente não havia internet, mas pelo que me lembro, nenhuma prática ou pesquisa existia que usasse o aquecimento de baixo para cima. Ainda não vi atualmente, mas se você continuar esta pesquisa, compartilhe os resultados. Nas incubadeiras maiores o aquecimento é por todos os lados, pois o ar interno é forçado através de ventiladores. O volteio é eletromecânico, com controle eletrônico de temporização.

      Excluir
  10. Luiz .Na minha região é muito quente e úmida. E eu sempre uso lampada de 15 wt.. rsrs e eles nascem normalmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TEMPERATURA EXTERNA E ECONOMIA DE ENERGIA

      Sim, Nato !!....A sua declaração se refere ao segundo comentário acima : CONTROLE DA LÂMPADA, TEMPERATURA....e é importante, pois confirma que em regiões mais quentes se deve usar lâmpadas de menor potência. PARABENS POR FAZER NASCEREM OS PINTAINHOS NORMALMENTE !!....Isso me fez lembrar de uma época que, preocupado com o consumo de energia elétrica, resolvi aumentar a temperatura externa na sala das chocadeiras através da injeção de ar quente provindo de um fogão especial que fiz do lado de fora. Era uma casa rústica em um sítio, e isso era possível. O fogão era composto por uma grande boca, servindo também de churrasqueira. O ar frio entrava por baixo, à direita, e ia percorrendo os buracos dos tijolos quentes (tijolos-furados), e circundando a grande boca, saindo à esquerda, sem contaminação de fumaça, por cima, e entrando quente para o cômodo das chocadeiras através de um furo de 15 cms que fiz na parede. Como as chocadeiras tinham controle eletrônico de temperatura, as mesmas permaneciam grande parte do tempo desligadas, indicando a economia de energia (Quando eu mantinha o fogão aceso cozinhando feijão, fazendo doce no tacho ou sabão fervido na lata de 20 litros !!). Você também pode utilizar a energia solar, trocando as telhas opacas de um cômodo sem forro por telhas transparentes. Pensei também em fazer passar ar através de uma serpentina no interior de uma grande pilha de composto orgânico em sua fase termofílica, a qual gera, no centro da pilha, uma variação entre 50 a 70 graus C, e depois conduzir o ar aquecido para o interior do cômodo onde ficam as chocadeiras ou criadouros. No entanto, não executei....Mas estes sistemas de economia de energia iriam dificultar o controle manual da temperatura, embora sejam factíveis.

      Excluir
  11. Porque os pintainhos morrem logo apos nascer obs..( nascidos em chocadeiras ) eles nascem bonitos e fortes passado algumas horas eles morrem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho, Sérgio....Nunca presenciei isto, mas pode ser caso vc tenha provocado neles um choque térmico, conforme te respondeu o Marcony. Também veja se não foram asfixiados ou mortos pela exalação de produto químico.

      Excluir
  12. Pode ser frio...tirou da choradeira...

    ResponderExcluir
  13. apos o primeiro furinho no ovo quanto tempo demora para nascer a codorna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O da codorna nasce bem rapidinho, umas poucas horas. Mas cuidado pra vc não baixar o nível de umidade se ficar abrindo a chocadeira. Espere todos nascerem.

      Excluir
  14. Boa tarde!!! Eu fiz uma chocadeira e a temperatura ta boa mas no início ela subiu a 41 graus por duas ou três vezes tenho nela 50 ovos de codornas será que eu vou conseguir salvar algum? Falta só 4 dias para fechar os 17 dias de incubação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiano Ribeiro deu certo a sua incubação? nasceu os pintainhos?

      Excluir
    2. TEMPO QUE OS PINTINHOS SUPORTAM TEMPERATURA FORA DO NORMAL - Fabiano, os pintainhos, dentro do ovo, suportam 41 graus por no máximo duas horas. Então depende se foi por mais tempo ou não. Eles suportam baixas temperaturas até por dois dias.

      Excluir
  15. Olá Luiz primeiramente meus parabéns pela matéria.
    gostaria de fazer uma pergunta, coloquei os ovos de codorna na minha chocadeira, porem ela é elétrica e automática ok?
    estava usando um termômetro digital e resolvi comparar com outro para certificar o funcionamento correto e me deparei com a seguinte situação, este estava marcando 2 graus á mais EX: temperatura regulei nos 37.8 só que na verdade estava em 35.8 este período durou 5 dias será que vou ter problemas?
    Realizei a ovoscopia no mesmo dia que descobri o problema e os ovos apresentaram sinais de embrião normalmente. Será que terei algum problema no crescimento em relação á esta temperatura baixa constante nos primeiros 5 dias?
    Aguardo Respostas obrigado. Att Rogério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que não vai ter problemas. Nos primeiros dois dias a galinha não sai do ninho e nem se mexe para que a temperatura inicial provoque o início no processo de formação do embrião. Se a temperatura tivesse sido menor que 35 nos primeiros dias, haveria um menor índice de ovos embrionados. A diferença da temperatura do controle e a real sobre os ovos pode ser devido à posição do sensor.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Pode colocar ovos de galinha ou codorna de mercado na chocadadeira? Alguem me responde por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erick Fernando não pode, os ovos tem que estarem galados para eclosão (nascimento de pintos de codorna ou galinha) e para galar os ovos tem que formar casais com femeas e machos juntos ok?
      E estes ovos comprados em mercados não são galados por conter somente femeas em produção de ovos para venda, espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Alguns ovos vendidos em agropecuárias podem ser fertilizados. Pergunte ao vendedor.

      Excluir
  18. Morre o embriao se eu interromper o chocamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O embrião suporta temperaturas abaixo de 30 graus, aprox, por até dois dias.

      Excluir
  19. boa noite, Luiz, fiz uma chocadeira, com algumas medidas diferentes, coloquei 2 lampadas de 9 volts, a temperatura varia entre 37,5 em média, a 40°c, isso causa algum problema nos ovos? eu posso manter essa temperatura ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acima de 39 graus por muito tempo (mais que 12 horas se for 39), prejudica, sim. Se não subir mais ainda, ou seja, se ficar às vezes entre 38 e no máximo 40, geralmente nascem mais cedo e alguns pintinhos nascem "esparrelados" : com as pernas abertas, não conseguindo andar.

      Excluir
  20. Como se borrifa os ovos com agua morna ou fria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com água mais que morna, bem quentinha, pra não causar choque térmico.

      Excluir
  21. BOA NOITE LUIZ !!! GOSTARIA DE SABER QUAL A DISTANCIA DO RECIPIENTE COM AGUA DA GRADE COM OS OVOS ???? TEM QUE FICAR COLADO A GRADE OU PODE FICAR UM POUCO AFASTADO. QUERIA SABER DISTANCIA EM CENTIMETROS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ficar quase colado, desde que a parte mais inferior da bandeja dos ovos não encoste na água.

      Excluir
  22. não entendi como ficar tanta água la com os pintinhos nascendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É.....precisa ter cuidado mesmo como fazer a bandeja para os pintinhos, ao nascerem, não caírem na água, principalmente os de codorna, que são menores e espertinhos.

      Excluir
  23. ola aigo construi uma chocadeira de madeira para 84 ovos de galinha coloquei um termostato da coel tl29u e um sensor de umidade, coloqueui para chocar ovos de ganso mas o leitor de umidade nao ultrapassa os 40% tenho praticamente toda a parte inferior coberta com 2 bandejas de agua nao sei mais o que fazer para aumentar a umidade dentro da chocadeira pode me ajudar com esse problema e a maneira correta para dar uma maior eclosao dos ovos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AUMENTAR A UMIDADE - Tenta adaptar um aquecedor debaixo dos reservatórios de água. Se não conseguir fio resistivo, faça com resistores usados em eletrônicas. Não me lembro muito bem, mas eram uns 20 resistores de 10K Ohms, ligados dois a dois em 10 células. As 10 células ligadas em paralelo entre si e cada dois resistores, em série. A dissipação deve ser maior que 2w. Pra confirmar valores, inclusive conforme a tensão 110 ou 220, peça a um amigo entendido em eletrônica pra calcular pra vc.
      Tenta, também, ligar em série, umas 6 resistências de chuveiro (pode ficar caro!!)

      Excluir
  24. Otima matéria eu viz uma de maderit
    E investi ela de isopor fiz 4 furo na parte de baixo com 22 mm e 6 de 10 mm na superior termostato e ar forçado com resistência gastou muita energia e a humanidade está 70% e nasceram mais está morrendo muito dentro do ovo com penugens chega no 18 dia não viro o ovo mais oque pode está acontecendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONTROLE DA UMIDADE NOS DIAS QUE PRECEDEM A ECLOSÃO - Três dias antes de nascerem aumente a umidade tapando os furos quase por completo.

      Excluir
  25. tenho uma chocadera mais nao ta tirando quase nada os pintinho morre dentro do ovo ,,podi ser umidade baixa ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Célio !!....RESUMO DAS CONDIÇÕES PARA UMA "BOA CHOCADA" :
      Leia melhor as partes do artigo, principalmente no que vou te resumir, para ter mais sucesso na eclosão de pintainhos vivos :
      1 - Os ovos devem ser férteis, novos e as matrizes bem nutridas.
      2 - Não mexer nos dois primeiros dias.
      3 - A temperatura deve ser de 38 graus em cima dos ovos, 37.5 no meio e 36.5 na parte inferior. Isto no modelo onde a lâmpada fica acima dos ovos. Variações até máximo de 39 grausC, por no máximo 2 hs não tem problema(ocorre principalmente à tarde). Temperaturas abaixo de 36 por mais de duas horas também não tem problema, desde que não ocorra várias vezes.
      Umidade entre 50 a 70 % até dois dias antes de nascerem, quando deverão ser tampados os furos (ou outra solução : ver acima) para aumentar a umidade relativa no interior da chocadeira para entre 90 a 95%. Você pode medir empiricamente a umidade passando a mão em um pedaço de papel que fica dentro, cheirando o ar quando abrir a tampá ou observando gotículas nas paredes da chocadeira (neste caso esta meio excessiva). Ver mais acima.
      5 - Voltear os ovos entre duas a quatro vezes por dia e trocá-los de lugar.
      6 - Chocadeiras usadas mais de uma vez devem ser sempre higienizadas convenientemente para se evitar a transmissão de doenças. Ver como acima.
      7 - As pontas dos ovos devem ficar para baixo.
      8 - Evitar locais muito quentes, barulhentos ou ficar em cima de mesas que sofrem trepidação.

      Excluir
  26. ola amigos fiz uma chocadeira de papelao coloquei 29 ovos hoje dia 14/11/2016 previsao para o nacimento 05/12 tomare q de certo estou ansioso mais vai da tudo certo

    ResponderExcluir
  27. Obá !!....Responde aí, Edson, o que aconteceu !!

    ResponderExcluir
  28. ola Luiz Antonio Vieira Spinola gostaria de saber se o cooler para a ventilação na chocadeira tem que largar vento para baixo sentido os ovos ou para sima....fis uma chocadeira ela mede 50x50 gostaria de saber qual a medida dos furos de ventilação em baixo e em cima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAIS SOBRE VENTILCÁO - Os 4 furos da tampa inferior sáo do diämetro de um lapis e os quatro de cima, de um dedáo (2 a 3 cm). A ventilacao ocorre de baixo para cima, pois o ar mais quente, dentro, puxa o ar mais frio da parte inferior. A maior ou menor abertura dos 4 furos de um dedao, em cima, definem a velocidade da ventilacao. Em dias muito secos, feche mais os furos superiores para aumentar a umidade no interior da chocadeira, devendo fechar mais ainda e observar outros procedimentos dois dias antes das eclosoes. H[a mais informacoes nos comentarios e no texto sobre o controle manual da ventilacao e umidade. Boa sorte !!

      Excluir
  29. Fiz uma chocadeira de caixa de isopor mas está oscilando bastante a temperatura entre 36° a 39° uma diferença de 4° isso pode prejudicar o desenvolvimento ou não ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VARIACAO DA TEMPERATURA AO LONGO DE 24 HORAS - Se a variacao for somente duas vezes em 24 horas, tudo bem. No maximo 39 no periodo da tarde e no maximo 36 na madrugada. Observando que a temperatura ambiente varia mais em dias de baixa umidade relativa do ar, e, desta forma, tende a exigir mais controle manual nos horarios mais quentes do dia (a tarde) e nos horarios mais frios (na madrugada).

      Excluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Boa noite Luiz, Parabéns pelas explicações, se houver muito barulho e bem altos próximo a chocadeira poderá atrapalhar a eclosão? Mesmo se esse barulho estrondoso for por volta do 10° ao 15° dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BARULHO EXCESSIVO E RESQUICIO DE DESCARGA ATMOSFERICA - Creio que eh prejudicial, sim. A experiencia dos antepassados diz que pintainhos morrem nos ovos, antes de nascerem, em dias de muitos trovoes. Eu jah presenciei isso. Eh muito estranho. Porem nao estah claro se a causa sao os trovoes ou a eletricidade estatica (de alta tensao) dos relampagos. Mesmo que nao morram, podem apresentar alguma caracteristica indesejavel em seu crescimento. Para prevenir a descarga de alta tensao nos ovos, pode-se fazer um aterramento simples, enrolando um arame em volta do fio da lampada (o fio deve ser de boa qualidade). Dar umas 20 voltas no fio. Uma ponta dica solta no fio e a outra liga o arame em uma haste enfincada em chao umido (aterramento). Isso eh um centelhador improvisado que desvia a descarga de alta tensao para a terra.

      Excluir
  32. gostaria de receber passo a passo, como eu faço uma chocadeira de papelão simples

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Jose !!....Leia mais, logo no inicio, no item 1, CONSTRUCAO. Boa sorte !!....A dica eh voce encontrar uma caixa de papelao das mais grossas. Mesmo assim, coloque-a em local bem protegido do vento. e cuidado para nao cair agua por dentro, pois o papelao se danifica mais facilmente

      Excluir
  33. Luiz, boa tarde. E qdo a umidade do ar normalmente chegar a mais q 70°. Isto não vai prejudicar os ovos ??? deveria desligar o aquecedor, mas mesmo assim a umidade normal do ar continua alta. O q faço ???? obrigado.

    ResponderExcluir
  34. MAIS SOBRE CONTROLE DA UMIDADE - Ola Anonimo !! - Pela sua pergunta presuponho que vocë tem um aquecedor para a agua. Apos qualquer alteracao para mudar temperatura, ventilacao e umidade, deve-se aguardar uma ou mais horas antes de proceder a nova medicao, pois o sistema eh tardo em responder. No seu caso, eh provavel a umidade acima de 70% permanecer por mais de uma hora, pois a temperatura da agua, e consequente evaporacao, demora a diminuir apos desligado o aquecedor. Lembrando que a umidade entre 60 a 80% estara boa ate dois dias antes das eclosoes. quando devera aumentar para aproximadamente 95%.
    Se vocë for;ar uma maior entrada de ar por alguns minutos, mesmo que abaixe a temperatura, a umidade tambem diminuira com maior rapidez. Porem este procedimento eh desnecessario. O melhor, mesmo, eh aguardar o tempo adequado para a temperatura da agua diminuir e consequentemente a umidade.

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde minha chocadeira e de resistencia mas quando ela liga elq chega a 39.1 grau. E quando deesliga ela chega a 37.6 eesta correto ou preciso baixar mais um pouco a temperatura???

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde Luiz, fiz uma chocadeira e fiz tudo certo, temperatura entre 37,4 e 37,8, com água, viragem a cada 12hs., de 40 ovos nasceram apenas 6, alguns mortos dentro dos ovos e outros nem embrião tinham, oque pede ter ocorrido?

    ResponderExcluir
  37. Os ovos na minha chocadeira de papelão está com seis dias fiz ovoscopia e tem ovos que tem sangue e outros não dá de vê se tem sangue e porque acontece isso

    ResponderExcluir


COMENTE E AJUDE A CONSTRUIR O CONHECIMENTO !!